CADASTRE SEU CURRICULO

ENVIE SEU CURRICULO PARA O EMAIL:
asn---asn@hotmail.com ou adrianonunes66@hotmail.com


sábado, 23 de julho de 2011

Trabalhador Brasileiro

Pesquisas revelam o aumento no número de pessoas que trabalham por conta própria, isto é, trabalhadores explorando o seu próprio empreendimento, sozinhos ou com sócio, sem obrigação de manter uma jornada de trabalho e rendimento variável.
Segundo o IBGE, em março de 2008, os trabalhadores informais representavam quase 20% da força de trabalho brasileira, somando 4,1 milhões de trabalhadores. O número leva em consideração seis regiões metropolitanas brasileiras (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre).
A maior participação neste mercado é do comércio (que inclui as oficinas mecânicas e o segmento de combustíveis), com 28,3%, da construção civil (17,5%) e dos "outros serviços", em que são incluídos alojamento, alimentação e transporte (24,7%).
O rendimento médio mensal desses trabalhadores foi estimado em cerca de mil e cem reais. Entretanto, 70% dos trabalhadores por conta própria recebiam abaixo de dois salários mínimos por mês. Apesar de os homens serem maioria (60,8%), a participação feminina está em crescimento, de acordo com o instituto.
Carteira assinada
Entre 2002 e 2008, o IBGE constata um aumento na contratação com carteira assinada. Em 2002, o número era de 40,8% da população economicamente ativa. Hoje esse número é de 43,9%.
Em breve esses trabalhadores terão acesso à nova carteira de trabalho, lançada recentemente pelo Ministério de Trabalho. O documento tem o objetivo de dificultar fraudes e informatizar toda a vida do trabalhador. O código de barra vai permitir que todos acessem informações sobre a sua vida de trabalho: seguro desemprego, abono salarial ou mesmo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário