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sexta-feira, 29 de julho de 2011

PPP - As perguntas mais frequentes e as respostas mais adequadas


Este trabalho seguiu a mesma linha do artigo "FAQ do PPRA", também publicado por mim nesta página. O tema da aposentadoria especial é polêmico e as perguntas e respostas do PPP buscam dar uma visão geral sobre esta exigência da legislação previdenciária. 


1) Afinal, o que é PPP ? 
R: PPP é a sigla de Perfil Profissiográfico Previdenciário, um documento histórico-laboral do trabalhador, apresentado em formulário instituído pelo INSS, contendo informações detalhadas sobre as atividades do trabalhador, exposição a agentes nocivos à saúde, resultados de exames médicos e outras informações de caráter administrativo. O modelo do formulário encontra-se no Anexo XV da Instrução Normativa INSS/PRES nº 45/2010.
2) Qual o objetivo do PPP ?
R: Apresentar, em um só documento, o resumo de todas as informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos e existência de agentes nocivos no ambiete de trabalho, além de ser o documento que orienta o processo de reconhecimento de aposentadoria especial.
3) O Perfil Profissiográfico foi instituído por uma Intrução Normativa do INSS ?
R: Não. A Instrução Normativa INSS/PRES nº 45/2010 regulamenta e formata o PPP, cuja exigência encontra-se prevista na Lei nº 8.213/91 e no Regulamento da Previdência Social (Decreto nº 3.048/99). Veja a letra da Lei: "A empresa deverá elaborar e manter atualizado perfil profissiográfico abrangendo as atividades desenvolvidas pelo trabalhador e fornecer a este, quando da rescisão do contrato de trabalho, cópia autêntica desse documento. (art. 58, parágrafo 4, Lei 8.213/91)"
4) Onde se obtém as informações necessárias para preenchimento do PPP ?
R: As informações devem ser extraídas do Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), este último no caso de empresas de mineração.
5) Quem está obrigado a fazer o PPP ?
R: A elaboração e atualização do PPP é obrigatória para todos os empregadores, bem como sua entrega ao trabalhador na ocasião da rescisão do contrato de trabalho. O formulário deve ser assinado pelo representante legal da empresa com a indicação dos responsáveis técnicos pelo PCMSO e LTCAT.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

As Profissões Mais Bem Pagas

O quadro econômico mundial atual fez com que muitas pessoas repensassem suas carreiras. Até os vestibulandos estão considerando abandonar a profissão dos sonhos para tentar ingressar nas carreiras com melhores salários. As profissões mais bem pagas tem atraído cada vez mais interessados.

Indústria lidera geração de empregos no 1º semestre

 
Participação da indústria sobre o saldo total de empregos no MS corresponde a 40% - Assessoria
O setor industrial de Mato Grosso do Sul, composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública, foi que mais gerou empregos no primeiro semestre deste ano, com a abertura de 10.789 novos postos formais de trabalho, conforme levantamento do Radar Industrial da Fiems com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.

IBGE abrirá inscrição para 4.400 vagas em agosto

As inscrições para o concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que vai contratar 4.400 profissionais de níveis médio e superior serão abertas em agosto.
Ontem, o órgão publicou o edital para 150 vagas temporárias no Rio de Janeiro. O segundo edital, com 4.250 postos de pesquisador em todo o país, está previsto para ser publicado nesta sexta-feira.
No Rio de Janeiro, há 132 oportunidades para agente de pesquisas por telefone, cargo que exige nível médio completo, e 18 para supervisor de pesquisas, cuja exigência é o nível superior completo.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Confira os principais concursos:

Órgão Vagas Escolaridade Salário
Petrobras 590 Níveis médio e superior R$ 1.801 a R$ 6.217Edital
EBC 537 Níveis médio e superior R$ 1.698 a R$ 5.803Edital
Educação (MG) 21.377 Níveis médio e superior R$ 911 a R$ 3.300Edital
Santos (SP) 914 Todos os níveis R$ 1.095 a R$ 5.107Edital
Prodemge (MG) 330 Nível superior R$ 2.724Edital
Limeira (SP) 363 Todos os níveis R$ 776 a R$ 3.438Edital
Salvador (BA) 3.467 Níveis médio e superior
R$ 1.255 a R$ 8.276
Edital
TRF 1ª Região 29 Nível superior R$ 21.766Edital
MGS (MG) 691 Todos os níveis R$ 545 a R$ 4.632Edital
Linhares (ES) 719 Todos os níveis R$ 545 a R$ 1.953Edital
Itajá (GO) 243 Todos os níveis R$ 545 a R$ 1.612Edital
Saúde (MG) 368 Todos os níveis
R$ 920 a R$ 4.250
Edital
Marinha 778 Nível médio ---Edital
Limoeiro (PE) 570 Níveis médio e superior R$ 545 a R$ 2.000Edital
Ouro Preto (MG) 246 Todos os níveis R$ 610 a R$ 7.583Edital

domingo, 24 de julho de 2011

Como fazer um currículo: excessos comprometem busca pela vaga

               

   Ele é a porta de entrada para uma nova rotina de vida. Não há vaga de emprego que não passe por um currículo. Por isso, quanto mais bem feito o seu resumo profissional, maiores as chances se recolocar (ou de começar) no mercado de trabalho.

Segundo especialistas de empresas de recursos humanos ouvidos pelo UOL Empregos, os principais erros dos currículos que analisam estão relacionados ao excesso: de experiências narradas, de inovação gráfica, de números de documentos.

PRINCIPAIS ERROS
Não faça um currículo com mais de duas páginas
Não coloque foto, a não ser que a vaga peça
Nos dados pessoais, documentos não são necessários
Indique somente as últimas experiências profissionais
Não descreva sua personalidade
Ao enviar por e-mail, seja sucinto na apresentação
Marina Tchalian, coordenadora da área de recrutamento e seleção da Across, conta que um consultor da empresa analisa uma média de 200 currículos por dia. Assim, não adianta entregar calhamaços, cheios de "perfumaria", mas carentes de dados objetivos e, pior, com erros de português. Uma ou duas páginas (para os mais experientes) é suficiente.

"Além de um documento bem escrito, é preciso garantir a apresentação com informações concisas e fáceis de serem analisadas", diz.

Na apresentação gráfica, a critividade tem de ser moderada. Use uma fonte bastante conhecida e prefira poucas cores. O selecionador pode imprimir o currículo em preto-e-branco e perder dados.

Nos dados pessoais, não liste todos os seus números de documentos. O que tem de ter é nome, endereço, telefones (atualizados), e-mail, data de nascimento e estado civil. Foto, só se a vaga pedir. "Não levamos a foto em consideração, a não ser que se trate da seleção de uma modelo ou promotora para eventos, por exemplo", diz Tchalian.

Para economizar espaço, não é preciso iniciar com "Curriculum Vitae" ou "Currículo": pode começar diretamente pelo seu nome. Não é um erro, mas pode ajudar a dar uma boa impressão. "Os currículos estão muito mais concisos. Com isso você ganha espaço e mostra que você está mais conectado à realidade do mercado", resume a consultora da Across.

Foco nos resultados
Ao listar as experiências profissionais, concentre-se nas últimas três ou quatro empresas ou nos últimos dez anos de trabalho. Se for uma organização desconhecida, diga em uma linha o tipo de empresa e o tamanho.

É preciso ainda indicar seu cargo e quais foram suas principais responsabilidades e seus resultados. A consultora da Across dá um exemplo: "Obtive 10% no crescimento na linha em volume após seis meses e redução de 30% nos custos totais ao final de um ano".

Ana Guimarães, especialista em recrutamento da Robert Half, diz que o "uso de tópicos sempre facilita e ajuda quem tem dificuldade de escrever, porque, dessa forma, é possível resumir as atividades em pequenas frases".

Elencar qualidades, como "analítico", "líder", "organizado", não é necessário. "Elas serão analisadas sempre em uma entrevista pessoal, por meio de uma ligação telefônica, ou até mesmo, dependendo da instituição, pela aplicação de testes técnicos e psicológicos", diz Guimarães. Em vez disso, prefira descrever a área desejada no campo "Objetivo". Isso ajuda o selecionador.

Pela Internet
O envio do currículo por e-mail facilita a vida, mas também pode ser fonte de armadilhas. Os consultores preferem que o arquivo seja anexado. No assunto da mensagem, é preciso escrever algo como "Apresentação de currículo" ou especificar sua área de interesse ou posição.

No corpo do e-mail, objetividade também vai bem: apresente-se brevemente, em apenas uma ou duas linhas. Um exemplo: "Boa tarde. Meu nome é 'tal' e gostaria de me candidatar à vaga 'X'".   

Veja cinco dicas para falar sobre si mesmo durante uma entrevista de emprego

istockphoto

Candidatos a uma oportunidade de emprego costumam se preparar para responder perguntas sobre suas qualificações, habilidades, conhecimentos e até sobre a empresa onde pretendem trabalhar. Entretanto, alguns ainda se confundem quando chega o momento de falar sobre si mesmo na entrevista.

Para Francine Amadeu, consultora de recursos humanos da Luandre, o mais importante para fazer uma boa apresentação pessoal é conhecer-se muito bem. “O candidato deve ter condições de fazer uma boa autoavaliação de seus pontos fortes e fracos, suas expectativas pessoais e profissionais e o que está fazendo para se desenvolver e melhorar as fraquezas”, diz Francine.

A especialista elaborou cinco dicas essenciais para que o candidato a uma vaga de emprego tenha sucesso quando precisar falar sobre si mesmo diante de um selecionador. Confira:

Dicas

1 - Conheça-se muito bem e tenha claro seus principais objetivos;
2 - Seja direto, seguro e objetivo, sem deixar espaço para inseguranças;
3 - Cite qualidades e defeitos e o que faz para cultivá-las e melhorá-los;
4 - Fuja de respostas comuns como: sou ansioso e perfeccionista, sou detalhista e organizado demais;
5 - Diga sempre a verdade para não cair em contradição.

Segundo Francine, falar de maneira clara, objetiva e segura também é fundamental para transmitir credibilidade ao selecionador. ”Se a pessoa fica insegura ao falar de si e suas expectativas, demonstra não estar muito certo do que deseja, seja de uma oportunidade profissional ou pessoal. Ser direto e não alongar-se demais também são importantes para tornar a entrevista dinâmica e agradável", explica a expecialista.

Evite características comuns


Ao falar sobre si mesmo, o candidato deve ter muita cautela e evitar respostas simples demais e que remetam a uma situação de pouco autoconhecimento ou insegurança. Também deve-se evitar as características já muito comuns e usadas por muitos candidatos sobre pontos fortes e fracos ou defeitos e qualidades como ansioso e perfeccionista ou detalhista e sincero demais.

“Falar demais e ser prolixo também não tem uma conotação positiva em uma entrevista de emprego, pois além de deixar a situação extensa e cansativa, sobra pouco tempo para investigar outros aspectos profissionais”, diz Francine.

Trabalho Infantil

Apesar de no Brasil, o trabalho infantil ser considerado ilegal para crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos, a realidade continua sendo outra. Para adolescentes entre 14 e 15 anos, o trabalho é legal desde que na condição de aprendiz.
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O Peti (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) vem trabalhando arduamente para erradicar o trabalho infantil. Infelizmente mesmo com todo o seu empenho, a previsão é de poder atender com seus projetos, cerca de 1,1 milhão de crianças e adolescentes trabalhadores, segundo acompanhamento do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos). Do total de crianças e adolescentes atendidos, 3,7 milhões estarão de fora.

Ao abandonarem a escola, ou terem que dividir o tempo entre a escola e o trabalho, o rendimento escolar dessas crianças é muito ruim, e serão sérias candidatas ao abandono escolar e consequentemente ao despreparo para o mercado de trabalho, tendo que aceitar sub-empregos e assim continuarem alimentando o ciclo de pobreza no Brasil.

Sabemos que hoje em dia, a inclusão digital (Infoinclusão) é de extrema importância. Além da conclusão do ciclo básico de educação, e da necessidade de cursos técnicos, e da continuidade nos estudos, o computador vem se tornando fundamental em qualquer área de trabalho.

Desde que entrou em prática, no final de novembro de 2005, o projeto de inclusão digital do governo federal, Computador para Todos - Projeto Cidadão Conectado registrou mais de 19 mil máquinas financiadas. Programas do Governo Federal juntamente com governos estaduais, pretendem instalar computadores e acesso a internet banda larga em todas escolas públicas até 2010. Com isso esperam que o acesso a informações contribuam para um melhor futuro às nossas crianças e adolescentes.

sábado, 23 de julho de 2011

Quem deve declarar o imposto de renda

Quem deve declarar o imposto de renda
O imposto de renda é uma taxa que deve ser paga por muitas pessoas, mas existem aquelas que ficam isentas da contribuição tributária anual ou também mensal.
Os casos de contribuintes que devem obrigatoriamente fazer a declaração do imposto de renda são:
De pessoas que receberam rendimentos acima de R$15.746,28 durante todo ano, em forma de salário, pensões, aposentadoria, aluguéis, entre outros.
Rendimentos tributáveis ou não tributáveis com exclusividade na fonte, ou seja, de doações e heranças, onde o total tenha sido superior a 40 mil reais.
Participou efetivamente em qualquer mês do ano, como titular de uma empresa, como acionista, sócio ou de alguma empresa cooperativa;
Proprietários de algum tipo de patrimônio de valor total ou que superam os 80 mil reais;
Adquiriu em qualquer mês referente ao ano interior ganho de dinheiro na alienação de direitos ou bem sujeitos a declaração do imposto;
Adquiriu ganhos de capital em mercadorias, bolsas de valores, de futuros, entre outros;
Casos de atividades no meio rural, indivíduos que lograram receita bruta acima de R$78.821,40 e que deseja fazer compensação de prejuízos de anos anteriores;
Que passou a condição de ser residente no país (Brasil).
O imposto de renda se não for declarado, resultará multas ao contribuinte e perda de direitos, por isso fique atento aos prazos e as formas de declarações que também podem ser feitas pela internet, através do site da Receita Federal.

Direitos trabalhistas no Brasil

 

Os trabalhadores, assim como os empregadores ambos devem tem seus direitos e também deveres que devem ser seguidos sempre, e para que isso funcione da melhor maneira possível, isto é, para que sejam concedidos os seus direitos é preciso primeiramente ter comprido com seus deveres de maneira correta, em qualquer trabalho isso é fundamental e necessário, pois não terá como cobrar algo sendo que você não cumpriu com as suas responsabilidades. Em relação as direitos, os trabalhadores devem se manter bem informados e atualizados, para que isso seja possível há diversos postos de atendimento que tende a ajudar todos os trabalhadores e sanar todas as dúvidas que o mesmo possa ter. Veja logo abaixo os principais direitos dos trabalhadores:
-CTPS, isto é, a Carteira de Trabalho e Previdência Social, que deve ser assinada desde o primeiro dia de serviço prestado a empresa, este é o principal direito do trabalhador, ou melhor, todo o trabalhador deve ter sua carteira assinada para que possa ter direitos no futuro;
-O trabalhador tem direito de ausência em diferentes casos, como: testemunho na Justiça do Trabalho poderá faltar do trabalho no dia do testemunho, morte de parente próximo dois dias, casamento que poderá ter ausência no trabalho de três dias, doação de sangue um dia a cada seis meses, alistamento eleitoral dois dias, doença comprovada por atestado médico;
-Em caso de acidente, a pessoa terá garantia de doze meses de serviço após o mesmo;
-É preciso ter exames médicos de admissão e também de demissão que são pagos pelo empregador;
-Salário com pagamento até o quinto dia útil do mês que deve ser pago exatamente neste dia;
-Em relação ao décimo terceiro, este preciso ser pago a primeira parcela até o dia trinta de novembro, e já a segunda parcela deve ser paga até no máximo dia 20 de dezembro;
-O trabalhador tem direito a pagamento de férias de trinta dias além do acréscimo de um terço do salário que receberá neste período;
-Direitos a vale transporte com desconto máximo de seis por cento do salário o desconto não poderá ser maior;
-Para trabalhadores que trabalham entre as 22:00 e ás 5:00 horas, contam com hora extra adicional noturna;
- Todos os trabalhadores tem seguro desemprego de acordo com o tempo de trabalho prestado, isto é, quanto maior o tempo de serviço maior será o tempo de seguro;
-Para as mulheres, estas contam com licença maternidade de seis meses e caso seja mandada embora conta ainda com garantia de até cinco meses após o parto;
-Para os homens, este tem licença paternidade de cinco dias corridos;
-FGTS, isto é, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é feito o depósito de oito por cento do salário em conta bancária a favor do trabalhador;
-Para quem faz horas extras, estas devem ser pagas com acréscimo de cinquenta por cento do valor da hora normal, caso seja feita nos finas de semana o valor é de cem por cento do valor normal;

Acidente de trabalho faça valer seu direito

Acidente de trabalho faça valer seu direito
Os acidentes de trabalho são constantes em todo lugar que emprega trabalhadores para desempenharem funções de risco, mas muita gente acha que qualquer coisinha mínima que aconteça em quaisquer setores trabalhistas é considerada acidente de trabalho.
Mas existem empresas que não acompanham e nem se quer auxiliam o trabalhador acidentado. Por isso se você sofreu acidente de trabalho e estiver passando por alguma complicação ou até mesmo não está recebendo beneficio algum por parte da empresa e se caso também não estiver sendo atendido pela previdência social, recorra ao ministério do trabalho mais próximo ou delegacia regional do trabalho, para que as devidas providencias sejam tomadas e para que você não seja o único prejudicado da história, não êxite em ir em busca dos seu direitos, faça valer as leis.

Seguro desemprego quem tem direito a receber


Conseguir um emprego no Brasil atualmente está se tornando a cada dia mais difícil, para aquelas pessoas que estão em busca de um bom emprego é preciso que possua algum conhecimento na área, tenha cursado uma faculdade ou pelo menos um curso técnico. E quando conseguimos a tão sonhada vaga precisamos nos dedicar ao máximo para permanecer na mesma, mas muitas vezes para o empregador isso não é o suficiente.
Para se ter uma vida digna hoje no Brasil e necessário ter um emprego que seja pelo menos razoável que de para o sustento próprio e da família mais muitas vezes isso não acontece pela falta de estudo e capacitação os principais quesitos pedidos no mercado, por isso como citado logo acima o estudo está se tornando cada vez mais importante na vida de todos.
E muito difícil hoje uma pessoa trabalhar na área que mais gosta e é cada vez mais difícil uma pessoa sem estudo entrar no mercado de trabalho está se tornando cada vez mais complicado devido ao grande número de pessoas que concorrem a uma determinada vaga, isso porque o estudo está exigindo muito em concursos públicos, pessoa que não completam os estudos dificilmente estão trabalhando. É importante concluir os estudos e fazer o possível e o impossível para cursar uma faculdade se você deseja ter uma vida estável.
Para aquelas pessoas que já possuem um emprego há vários benefícios oferecidos pelo governo um desses benefícios é o Seguro Desemprego, este é um beneficio que serve para aquelas pessoas que foram mandadas embora sem causa justa, ou que pediram suas contas por algum motivo justo.
Há algum tempo atrás muitas pessoas eram despedidas e não recebiam nada após a demissão, com esse beneficio valido apenas se você saiu do emprego ou foi mandado por causa injusta, é importante ressaltar que aquelas pessoas que foram mandadas embora ou pedisse as contas sem ter motivo não tem direito a esse beneficio.
Veja logo abaixo algumas coisas importantes que você deve saber sobre o seguro desemprego:
O seguro desemprego e pago durante cinco meses e o valor é o mesmo valor do salário que recebia quando ainda estava empregado.
Para o requerimento do seguro e necessário ir ao PAT de sua cidade que é o posto de atendimento ao trabalhador, com os papeis marrom e verde que são dados pelo empregador depois de sua dispensa, Cartão do PIS ou do cidadão.
É preciso ter em mão a carteira de trabalho previdência social-CTPS, termo de rescisão de contrato o TRCT tudo quitado, os documentos principais que você deverá apresentar como carteira de identidade (RG), certidão de casamento se for casado, carteira nacional de habitação se possuir ou também um certificado de reservista.
Os contracheques os dois últimos e também o ultimo salário constante do TRCT.
E por fim o documento dos depósitos o levantamento dos mesmos.
Com todos esses documentos em mãos vá ao posto de atendimento ao trabalhador lá eles informarão se você tem direito do beneficio oferecido pelo governo ou não, lá você poderá obter todas as informações que você precisa sobre este assunto, não perca mais tempo e vá agora mesmo atrás de seus direitos.

OUVIDORIA MTE

Ouvidor na Internet:

Pela internet, na página da Ouvidoria-Geral do MTE, acessando o site www.mte.gov.br/ouvidoria e clicando no link "Registre e Consulte aqui sua mensagem para a Ouvidoria". Ou acesse:

Escreva para o Ouvidor:

Suas dúvidas, reclamações, denúncias, sugestões ou elogios sobre os serviços prestados pelo Ministério do Trabalho e Emprego podem ser encaminhados por correspondência para o seguinte endereço:

Ouvidoria-Geral do Ministério do Trabalho e Emprego
Esplanada dos Ministérios Bloco F – Anexo – ala A Sala TA14
Brasília-DF
CEP: 70059-900


Você receberá a resposta da Ouvidoria na forma de sua preferência:
  • Endereço postal.
  • Endereço eletrônico (e-mail) que você fornecer

Fax:

(61) 3317-6969

Atendimento Telefônico:

Por meio da Central de Atendimento Alô Trabalho, pelo telefone 158, de abrangência nacional.

O horário de atendimento da central é das 07h00m às 19h00m, de segunda-feira a sábado, exceto nos feriados nacionais.
Ministério do Ttabalho e Emprego - M.T.E.

CALENDÁRIO PIS – PAGAMENTO NA CAIXA


NASCIDOS
EM
RECEBEM A
PARTIR DE
RECEBEM
ATÉ
JULHO
11 / 08 / 2011
29 / 06 / 2012
AGOSTO
17 / 08 / 2011
29 / 06 / 2012
SETEMBRO
24 / 08 / 2011
29 / 06 / 2012
OUTUBRO
14 / 09 / 2011
29 / 06 / 2012
NOVEMBRO
21 / 09 / 2011
29 / 06 / 2012
DEZEMBRO
28 / 09 / 2011
29 / 06 / 2012
JANEIRO
18 / 10 / 2011
29 / 06 / 2012
FEVEREIRO
20 / 10 / 2011
29 / 06 / 2012
MARÇO
27 / 10 / 2011
29 / 06 / 2012
ABRIL
10 / 11 / 2011
29 / 06 / 2012
MAIO
17 / 11 / 2011
29 / 06 / 2012
JUNHO
22 / 11 / 2011
29 / 06 / 2012

CALENDÁRIO PASEP – PAGAMENTO NO BANCO DO BRASIL
FINAL DA INSCRIÇÃO
INÍCIO DE PAGAMENTO
ATÉ
0 e 1
10 / 08 / 2011
29 / 06 / 2012
2 e 3
17 / 08 / 2011
29 / 06 / 2012
4 e 5
24 / 08 / 2011
29 / 06 / 2012
6 e 7
31 / 08 / 2011
29 / 06 / 2012
8 e 9
06 / 09 / 2011
29 / 06 / 2012

Abono Salarial é depositado em conta para 5,5 milhões de trabalhadores

Aporte de R$ 3 bilhões dá a largada para o calendário 2011/2012. Pagamento foi feito diretamente em conta poupança ou conta social. Ao todo, quase 20 milhões de trabalhadores têm direito a receber o benefício. Confira o calendário

Brasília, 22/07/2011 – Cerca de 5,5 milhões de trabalhadores receberam o Abono Salarial referente ao exercício 2011/2012, no valor de um salário mínimo (R$ 545), esta semana, injetando R$ 3 bilhões na economia. O benefício foi pago, por meio de depósito, para trabalhadores que têm conta poupança na Caixa Econômica Federal ou conta social. No total, 19.979.814 trabalhadores têm direito a receber o Abono Salarial neste exercício, com dispêndio de cerca de R$ 10,9 bilhões para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Ainda este mês serão realizados os pagamentos na modalidade PIS Empresa, pela Caixa, e Fopag, pelo Banco do Brasil. Nesses casos, os empregadores firmaram convênios com os agentes pagadores e o benefício será disponibilizado para os trabalhadores juntamente com o salário.

O pagamento aos demais identificados neste exercício terá início no dia 10 de agosto, nas agências do Banco do Brasil, e dia 11 na Caixa. A data para sacar o benefício é de acordo com o mês de aniversário do beneficiário, no caso dos trabalhadores cadastrados no Programa de Integração Social (PIS), ou pelo final da inscrição no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (PASEP). Já podem sacar o benefício no próximo mês trabalhadores nascidos em julho, agosto e setembro. Os inscritos no PASEP com final entre 0 e 7 também poderão sacar em agosto.

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o pagamento do Abono Salarial é uma importante renda extra com a qual o trabalhador com carteira assinada pode contar, e seu pagamento faz injetar dinheiro na economia, ajudando a gerar mais empregos.
"Os números são grandiosos e mostram que cerca de 20 milhões de trabalhadores têm direito a este 14° salário. Este salário a mais tem grande impacto para os trabalhadores de baixa renda. Isso ajuda em muito os trabalhadores", diz.
Beneficiários - Têm direito a receber o benefício pessoas que trabalharam com vínculo empregatício por pelo menos 30 dias em 2010, recebendo, em média, até dois salários mínimos, que naquele ano teve o valor de R$ 510. Também é preciso estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (PASEP) há cinco anos, ou seja, pelo menos desde 2006, e ter sido informado corretamente pelo empregador junto à Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2010).

Onde receber - Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono salarial nas agências da Caixa e os que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada também podem fazer o saque em Lotéricas, Caixa de Auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Os inscritos no PASEP recebem no Banco do Brasil. Para sacar, devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou PASEP.

Trabalhador Brasileiro

Pesquisas revelam o aumento no número de pessoas que trabalham por conta própria, isto é, trabalhadores explorando o seu próprio empreendimento, sozinhos ou com sócio, sem obrigação de manter uma jornada de trabalho e rendimento variável.
Segundo o IBGE, em março de 2008, os trabalhadores informais representavam quase 20% da força de trabalho brasileira, somando 4,1 milhões de trabalhadores. O número leva em consideração seis regiões metropolitanas brasileiras (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre).
A maior participação neste mercado é do comércio (que inclui as oficinas mecânicas e o segmento de combustíveis), com 28,3%, da construção civil (17,5%) e dos "outros serviços", em que são incluídos alojamento, alimentação e transporte (24,7%).
O rendimento médio mensal desses trabalhadores foi estimado em cerca de mil e cem reais. Entretanto, 70% dos trabalhadores por conta própria recebiam abaixo de dois salários mínimos por mês. Apesar de os homens serem maioria (60,8%), a participação feminina está em crescimento, de acordo com o instituto.
Carteira assinada
Entre 2002 e 2008, o IBGE constata um aumento na contratação com carteira assinada. Em 2002, o número era de 40,8% da população economicamente ativa. Hoje esse número é de 43,9%.
Em breve esses trabalhadores terão acesso à nova carteira de trabalho, lançada recentemente pelo Ministério de Trabalho. O documento tem o objetivo de dificultar fraudes e informatizar toda a vida do trabalhador. O código de barra vai permitir que todos acessem informações sobre a sua vida de trabalho: seguro desemprego, abono salarial ou mesmo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).